domingo, 27 de janeiro de 2013

Deus, Crenças, Religiões e Ciência. Onde se encaixa o homem?


O que é verdade? O que é mito?


As dúvidas acerca da origem de Deus são inúmeras. Como afirmar, ou tão pouco negar, a existência de um Ser que, por mais crentes que sejamos, jamais poderíamos comprovar sua existência? Vivenciando sempre o tal mistério da Fé?

A origem divina é explicada, talvez, por meio da mente humana. Nós, seres humanos, temos uma facilidade enorme de fantasiar certas coisas, que nem sequer acontecerão, sendo estas coisas boas ou ruins dependendo do nosso estado de espírito. Céu e inferno, Deus e Satanás. Opostos que de forma alguma se atraem e estão em uma constate luta celeste, que ocorre quase sempre dentro da nossa mente, já que não me recordo de ter assistido a um UFC divino.




Essa crença em céu e inferno me sugere a um tipo de senso comum onde a mente de alguém cria estas situações, e através de um bom poder de convencimento, vai passando adiante a informação, criando assim uma espécie de mito. Só que, porém, no caso da origem divina, o mito veio carregado de fé, e isso, claro, se acentuou com a vinda de Jesus, que com certeza foi o homem mais fantástico deste mundo. Não digo por peso religioso, mas sim por peso político: pelo o amor e o apelo em prol do povo, sua coragem me causa profunda admiração.

O mais curioso na formação dos deuses, é que não possuem limite algum, já que são provenientes da imaginação. Sendo assim, não há limites físicos, lógico sendo impossível destruir estes seres por suas grandes magnitudes. Então, as únicas alternativas plausíveis são apaziguá-los (oferendas e obediência) ou fazê-los confrontar-se (Bem x Mal, Deus x Satanás, Anjos x Demônios) na esperança de que um venha a aniquilar o outro, como grandezas físicas onde uma anula a outra.

A impressão que às vezes tenho, é que as pessoas se utilizam de Deus para justificar seus erros, suas formas preconceituosas de enxergar o mundo, usando a bíblia como uma verdade única e absoluta. Vale ressaltar que a mesma é uma criação humana, sendo assim não deveria receber a quantidade de atenção que recebe, já que também foi escrita em uma época diferente onde as coisas e os costumes distinguiam-se do que vivemos agora. Se podemos jogar a culpa em Deus, podemos também facilmente criá-lo como estepe para jogar esta culpa.

Acreditar ou não é uma questão pessoal e que deve ser respeitada em toda e qualquer vertente de crença que se possa ter (ou até mesmo descrença). Questões religiosas podem sim ser explicadas cientificamente (com a física quântica, por exemplo), bastando não seguir pelo senso comum. É possível acreditar sem se alienar, já que Deus nos fez com consciência para que pudéssemos duvidar, pensar e até mesmo criticar tudo a nossa volta com a intenção de que tudo se resolva da melhor forma possível e com a maior clareza.




Frase do dia:

"Se seu amigo te oferece muitas balas durante a aula, desconfie de que você tem a boca fedorenta. Ninguém divide balas na escola. Ninguém. Principalmente as de morango."

8 comentários:

  1. Vocês conseguiram retratar o que eu penso(além do fato de ter pra mim que Deus existe, claro)muito bom, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Verdade , alienação e religião estão sempre mixadas em qualquer crença .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Verdade e o problema são essas brigas e essas transferencias de culpa que sempre acabam envolvendo Deus

      Excluir
  3. Acredito na existência de Deus sim e vivo nesse mundo para adora-lo em todo tempo. Mas gostei muito do blog. Achei criativo e interessante. todos temos o direito de pensarmos do nosso jeito,pois Deus nos fez assim. Agora o que eu amei foi a ultima frase.Verdade,principalmente se a bala for de morango .

    ResponderExcluir
  4. Amei eu também creio mais deixei em aberto para as pessoas criarem sua própria opinião em relação ao assunto, e bala de morango é polêmica. kkkkkk de qualqer forma mt obrigada ;)

    ResponderExcluir
  5. Penso que quanto mais se duvida mais se acredita. Certa vez ouvi uma garota dizendo "acredito em deus e pronto" foi a coisa mais estúpida e sem argumentos. Nem ela mesmo sabia no que acreditava e nem o porque. Se você acredita naquilo porque nasceu em um lar onde todos acreditam sem saber o porque você acredita, simplesmente, você é um alienado. Eu, já deixando minha opinião, não sei se existe mas não posso afirmar a existência ou não existência de algo que não tem se certeza. Amei o texto, muibom, migs. Continue assim, lindamente linda.

    ResponderExcluir
  6. Owt Jujuba, lindinha vc e seu link KKKKKKKKKKK, mas concordo plenamente contigo como smp.

    ResponderExcluir